segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

DIOGO PINA PEREIRA, SELECIONADOR NACIONAL DE JETSKI

Aposta nos jovens salvaguarda futuro


DIOGO PEREIRA:
"Não é a incentivar pilotos que estão em final de carreira que podemos perspetivar o futuro, mas sim a apoiar jovens pilotos para que possam progredir".


Qual é o balanço que faz do workshop de jetski que o Angra Iate Clube (AIC) levou a efeito nas suas instalações?
Foi, indiscutivelmente, um grande momento em termos de promoção da modalidade. É a primeira vez que a Federação marca presença num evento desta natureza nos Açores e, como tal, só nos resta destacar e aplaudir o empenho que o AIC colocou na iniciativa e a forma como pretende motivar o ressurgimento do jetski por estas paragens.

Projetos como este são fundamentais para que possa surgir uma nova geração de praticantes devidamente preparada para as exigências da modalidade?
Claro que sim! Acima de tudo, a Escola do AIC está homologada pela Federação de Jetski e comporta treinadores preparados para efetuar formações deste nível. O workshop revelou uma camada jovem com sede de informação e de apoio para estas atividades náuticas. Por aquilo que observei, o AIC reúne todas as condições para pegar nestes miúdos, colocar-lhes dentro de água e dar-lhes a devida formação. A partir daí, vão, com certeza, praticar um bom jetski. Pelo meio, claro que é importante constituir quadros competitivos de ilha e regionais para que um dia tenhamos pilotos da Terceira a participar com regularidade no Campeonato Nacional. Quem sabe...

Que passos devem ser dados para que o jetski conquiste em definitivo o seu espaço no panorama desportivo regional, perspetivando uma eventual entrada nos nacionais?
Esta é uma questão um tanto ou quanto política, uma vez que as escolas de jetski passam sempre pelos clubes. Neste contexto, quantos mais clubes abraçarem a modalidade, melhor para todos. Estamos a dar um primeiro passo com o AIC, através deste workshop, mas penso que a porta está aberta para que outros clubes possam realizar algo parecido. É importante deixar a mensagem que a Federação apoia a criação de escolas de jetski em qualquer ilha dos Açores. A nossa disponibilidade é total.

A aposta na formação é definitivamente o único caminho para um melhor jetski?
Sem qualquer tipo de dúvida! Não é a incentivar pilotos que estão em final de carreira que podemos perspetivar o futuro, mas sim a apoiar jovens pilotos para que possam progredir. Não descurando a importância e o papel dos pilotos mais velhos, o espelho e o futuro do jetski são os jovens. Em face deste quadro, a Federação aposta sem reservas na formação de crianças e jovens. É com as novas gerações que queremos elevar a qualidade do jetski em Portugal.

(Fonte: Diario Insular)

1 comentário: